A calma é a
alma do bom negócio fechado. A gente sabe que a hora de falar com o cliente é
importante, rola ansiedade, tensão e expectativas (além das contas a pagar em
mente). Mas é preciso acima de tudo: calma.
A ansiedade
antes do contato com o cliente é natural, saudável até certo ponto. Deve ser
utilizada como aliada e, para isto, é preciso dominar ela e não o contrário. Com
este fervor emocional e mente aguçada sob controle, você tem armas poderosas
para iniciar uma boa relação e um negócio.
Você tende
a ficar mais atencioso, ligado em cada detalhe. Seu raciocínio está mais rápido
– mas isto não quer dizer que você deva rebater ou responder de imediato como
se estivesse numa competição de perguntas e respostas. Antes de tudo: calma.
Por
isto, aprenda, pratique no dia-a-dia com amigos, familiares, clientes, colegas,
a escutar antes de sair falando. Deixe a pessoa falar à vontade. Quanto mais
ela fala, mais você tem informações e pode identificar suas necessidades,
desejos implícitos e personalidade.
Mas
cuidado! Não é para virar um monólogo da outra pessoa – até mesmo porque ela
vai parar de falar e fechar-se no desconforto de estar ao lado de alguém que
não conversa. Logo, o segundo treinamento é saber introduzir sua fala na
conversa após escutar e raciocinar sobre o que foi dito.
Outro
ponto é sentir o tipo de personalidade da pessoa para que você se adeque a ela.
Por exemplo, se a pessoa é mais séria, mantenha uma posição séria. Se tende a
brincar, brinque até certo limite para não perder o profissionalismo. Se tende
a ser mais detalhista, busque falar e apresentar detalhes que a permitam
descobrir meticulosamente o imóvel.
Se
você reparar bem, só poderá descobrir o tipo de personalidade que a pessoa tem
ao conversar se estiver calmo e atento a ela, por escuta, percebe, sente a
pessoa ali do seu lado. Empatia, de certo modo, é outra palavra chave.
Empatia
é o que vai guiar seu atendimento até a solução do problema do cliente. Saber
onde é a dor dele, a necessidade ou desejo é o melhor caminho. Você só consegue
isto através da escuta, da conversa inteligente (não um interrogatório frio).
A
grande sacada de um bom corretor de imóveis é realmente criar um relacionamento
humano com o cliente. Até mesmo porque uma venda deste porte é de extrema
necessidade que exista confiança entre as partes. Você não consegue isto de
agir sem inteligência emocional e real envolvimento com o cliente.
Antes
do seu próximo contato com o cliente, lembre-se: calma.
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