Blog da Leardi

Coronavírus e seu impacto no mercado imobiliário

  • 15/04/2020

A Brain Inteligência Estratégica divulgou este mês dados inéditos sobre a intenção de compra de imóveis no Brasil. A pesquisa realizada mostra os impactos no mercado imobiliário causados pela pandemia do novo coronavírus.
Brain é uma empresa de pesquisa e consultoria em negócios com atuação especializada no mercado imobiliário brasileiro há mais 16 anos.
A coleta de dados foi feita em duas etapas: na primeira, uma questionário foi distribuído entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, com perguntas sobre intenções de compras; já na segunda etapa, o questionário foi reaplicado durante os dias 19 e 27 de março de 2020 para 600 entrevistados.

Intenção de compra
A primeira parte da pesquisa revelou que 43% dos entrevistados realmente tinham a intenção de comprar um imóvel em até 24 meses. Deste total apenas 16% efetivaram a compra.
Sendo que 89% dos que fecharam o negócio, realizaram a compra antes do avanço do covid-19 no país, 10% mantiveram suas expectativas e compraram durante esse período e 1% teve sua aquisição acelerada por conta da pandemia.

Tempo de compra
Dos entrevistados que não realizaram a compra do imóvel 55% ainda mantém a decisão de compra, o que pode ser visto como uma oportunidade para imobiliárias e empresas de construção civil.
Entretanto é importante manter a cautela com o otimismo. Dentre as pessoas que mantiveram a intenção de aquisição 8% pretendem realizada nos próximos 6 meses, 21% entre 6 e 12 meses, 20% entre 12 e 24 meses, já entre 24 e 36 meses temos 6% e 3% entre 36 e 48 meses.
Entretanto, a maior parte dos compradores (42%) ainda não possuem uma data definida para comprar.

E os lançamentos?
A pesquisa também apresenta o ponto de vista das incorporadoras e as mudanças em seus lançamentos.
A coleta de dados foi realizada entre os dias 21 e 26 de março com 362 participantes ativos da indústria imobiliária, entre eles: empresários da construção civil, incorporadoras, empreiteiras, loteadoras e acionistas de todo o país.
É interessante ver que apenas 2% dos entrevistados decidiram de fato cancelar os lançamentos, ao passo que 13% mantiveram todas as datas normalmente e 7% das empresas ainda não possui um posicionamento definido.
Do total que pretende adiar as datas (78%), 25% prevê o lançamento em até 60 dias e 18% em até 120 dias. Os 35% restante já anunciaram o adiamento, mas sem prazo para começar.
Antes da pandemia do novo coronavírus, cerca de 600 lançamentos eram previstos para este ano no Brasil.

Resultado da análise
A intenção de compra do brasileiro foi afetada pela pandemia, mas isso é completamente normal. Todo o mundo está passando por um momento novo e estamos aprendendo com isso.
Mesmo com uma queda considerável nos números, é possível notar que o mercado imobiliário não parou. Temos um percentual expressivo de pessoa querendo negociar e é preciso investir no atendimento desse grupo.



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