Novembro é o mês da conscientização do câncer de próstata. Em todo o mundo, o período é dedicado a desmitificação do exame de toque, alertando a população do risco de não fazer o procedimento. A prevenção é a única forma de evitar a doença.
Tendo em foco a disseminação das informações sobre a doença, o Novembro Azul tenta diminuir a taxa de mortalidade do câncer de próstata, já que é a segunda maior causa de morte por câncer em homens.
A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino cuja principal função é produzir o esperma. O câncer de próstata é a formação de um ou mais tumores malignos nessa glândula.
O Instituto Nacional de Câncer recomenda que homens a partir de 50 anos façam o exame uma vez por ano. Em casos de pessoas com histórico da doença na família, a idade indicada diminui para 45 anos.
Os fatores de risco envolvem pessoas com histórico familiar, excesso de peso e contado direto ou constante com petróleo, arsênio, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), aminas aromáticas e dioxinas, elementos presentes nas indústrias química, mecânica e de alumínio. Homens com idade avançada são mais propensos a terem o câncer.
O câncer de próstata não possui sintomas claros em fase inicial, somente sendo descoberto através do exame do toque ou exame de sangue para dosagem de PSA. A biopsia pode ser solicitada pelo médico para confirmação do caso.
Em fase avançada, os sintomas são: dor óssea e ao urinar, vontade constante de urinar, além da presença de sangue na urina e no esperma.
Os tratamentos variam de acordo com a fase da doença, podendo envolver cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal. Somente um médico poderá definir o melhor tratamento para cada situação.
Em caso de suspeita, deve-se procurar o serviço de saúde o quanto antes. Lembre-se: sua saúde é seu maior bem!
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail