O que perguntar para o corretor antes de comprar um imóvel?

O que perguntar para o corretor antes de comprar um imóvel?

Realizar o sonho da casa própria é um grande passo e faz parte da vida de muitas pessoas. Entretanto para que este investimento dê certo e seja um processo tranquilo é necessário tomar alguns cuidados.

Veja a seguir as perguntas que você não pode esquecer de fazer ao seu corretor quando está procurando o imóvel ideal para você e sua família.


Como é a infraestrutura da região?

Informe-se com o seu corretor sobre o bairro do imóvel. Pergunte sobre a proximidade com comércios essenciais, como farmácias e mercados, e também sobre as instituições de ensino e hospitais do bairro.

Converse também com os vizinhos ou porteiros e funcionários do prédio, assim você poderá saber os reais prós e contras da região.

Além das perguntas já citadas é interessante saber sobre os meios de transporte disponíveis ou se é comum ter barulho ou movimento nas ruas tarde da noite.


Quais as regras condominiais?

Aqui vai uma dica que quase todo mundo esquece. Por se entender como “regras-comuns” a todos os condomínios, os novos moradores raramente perguntam sobre as normas condominiais, mas não é bem assim.

Informe-se com o seu corretor sobre essas regras, perguntas sobre o uso dos espaços compartilhados, sobre as reuniões condominiais e a escolha das vagas de garagem e até mesmo as normas referentes aos animais domésticos podem ser de suma importância antes de você fechar o negócio.

Veja quais são os documentos que formam os regulamentos em condomínios.



A documentação do imóvel encontra-se em ordem?

Ter a documentação toda em ordem é essencial para um negócio tranquilo. As certidões da propriedade devem sempre estar atualizadas e com as informações corretas.

Um imóvel que se encontra em inventário ou averbação pode acarretar em problemas na hora da compra ou até mesmo impedir que o negócio se concretize.

Procure se informar com o corretor de sua confiança sobre essas questões e analisar os documentos fornecidos pelo proprietário.


O valor do imóvel pode ser negociado?

Todas as negociações de valores e pagamento devem ser negociadas antes de se formalizar o contrato.

É possível negociar um valor melhor se você pretende pagar à vista ou adiantar uma boa quantia como entrada.

Converse com o seu corretor para que o mesmo entre em contato com o proprietário e descubra as possibilidades de se negociar o valor do imóvel. O ideal é já chegar com uma proposta sólida e ir fazendo os ajustes de acordo com a resposta do dono do imóvel.

Verifique se o preço está de acordo com o praticado na região e se o imóvel precisa de reformas; se sim, pode ser negociado que este valor seja descontado do valor total da propriedade.


Quais outros gastos terei após a compra?

Entre os gastos mais comuns em condomínios estão: a taxa de condomínio, o fundo de reserva, IPTU, água e gás, que pode ser compartilhado ou depender de cada morador. É essencial que você se inteire sobre os preços que serão cobrados.

Fique atento também aos valores cobrados pelo cartório e as taxas cobradas após a entrega das chaves para não ser pego desprevenido!

Descubra como são calculadas as taxas condominiais.


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.